A dieta paleolítica (dieta paleo) ou dieta low carb

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É um estilo de alimentação que se baseia na alimentação do homem de 15-10 mil anos atrás (período pré-agricultura).

Ou seja, você pode comer basicamente o que o homem era capaz de caçar ou coletar nessa época (carnes, frutos do mar, frutas e verduras, nozes e sementes, túberculos).

O argumento para isso vem da biologia evolutiva. Robb Wolf, um dos maiores nomes do movimento paleo, faz uma boa comparação: se você pegar um campo de futebol de 100 metros de comprimento, 99,5 metros é equivalente ao tempo que o ser humano passou se alimentando como caçador-coletor. Enquanto 0,5 metro equivale ao tempo que vivemos depois da introdução da agricultura.

Ou seja, o corpo humano está muito bem adaptado à alimentação do paleolítico, mas ele não teve tempo ainda para se adaptar à revolução da agricultura, que é muito recente ainda em termos evolutivos.

A agricultura pode ter mudado nossa dieta e estilo de vida, mas ainda não mudou nossa genética.

Assim, em vez de nos alimentarmos de carnes, frutas e verduras, acabamos nos acostumando com grãos (massas, pães, arroz , feijão, etc.), e todo tipo de comida industrializada (frituras, açúcar refinado e óleos poliinsaturados).

A dieta paleolítica propõe uma volta às origens. Ela se vale dos princípios da biologia evolutiva para procurar responder à pergunta: qual é a dieta mais saudável possível para os seres humanos com os alimentos que temos disponíveis hoje?

E por mais polêmica que seja e por mais críticas que ela receba, a DP funciona e as pessoas emagrecem (e se mantêm magras, o que é mais importante) com ela.

 

O Que Comer e o Que Não Comer?

O que você pode comer na dieta paleo?

Para uma rápida referência do que comer e não comer na dieta paleo, veja a lista abaixo:

Pode comer

  • Carne (de preferência vinda de animais que pastam, e não de alimentados com ração/grãos)
  • Peixe e frutos do mar
  • Frutas frescas
  • Vegetais frescos
  • Ovos
  • Nozes e sementes
  • Tubérculos (como batata-doce e inhame)
  • Óleos saudáveis (azeite, óleo de coco, óleo de macadâmia)
  • Caldo de ossos (brodo)

 

Não Pode Comer (ALIMENTOS PROIBIDOS!)

  • Grãos e cereais
  • Leguminosas (como feijão)
  • Leite e laticínios
  • Açúcar refinado
  • Alimentos industrializados (se vem em um pacote, provavelmente não deve ser comido)
  • Óleos vegetais refinados (óleo de soja, milho, girassol, canola, margarina)
  • Doces, frituras e junk food

 

Por que a Dieta Paleolítica funciona?

Aprenda por que a dieta paleo funciona mesmo!

A dieta paleolítica funciona porque ela:

  1. Elimina ou restringe da sua dieta fontes de inflamação e alergia.
  2. Promove o controle da glicose e insulina no sangue (reduz a resistência à insulina).
  3. Melhora a digestão e absorção dos alimentos (e fortalece sua flora intestinal).
  4. Altamente nutritiva, sacia mais com menos calorias.

Essas quatro características da DP fazem as pessoas perderem peso com facilidade, além de melhorar vários marcadores de saúde.

Ainda há poucos estudos científicos sobre a dieta paleo, mas os que já foram publicados mostram ótimo potencial desse tipo de alimentação para emagrecimento, redução de glicemia e redução de riscos de doenças cardíacas.

Fonte: https://emagrecendo.info/emagrecer-de-vez/dieta-paleolitica/

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